RestaurantesSaudávelVegetariana

.Org Bistrô, cozinha vegetariana com identidade

A casa de Tati Lundi impressiona até mesmo o mais ferrenho dos carnívoros

Tati Lund cursava a faculdade de Nutrição na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) quando se tornou vegetariana e percebeu que, para se alimentar bem, iria ter de aprender a cozinhar. Arrumou as malas e foi estudar no Natural Gourmet Institute for Health and Culinary Arts, de Nova York. Já no primeiro dia de aula, ela viu seu futuro dentro de um restaurante – mas não como nutricionista e sim como chef.

O .Org Bistrô nasceu em junho de 2011, na Barra da Tijuca, com apenas 20 lugares. Em 2017, Tati incorporou a loja ao lado e a casa mais que dobrou de tamanho. Daquele tipo de gente engajada, que acredita no que faz e só faz aquilo em que acredita, ela apresenta, diariamente, um menu que prima pela biodiversidade e sustentabilidade, com base na oferta de verduras e legumes orgânicos da semana.

Artesanal (até no próprio cardápio, escrito à mão) e autoral, a comida dessa chef de apenas 30 anos surpreende até mesmo o mais ferrenho dos carnívoros pelo sabor – e pela apresentação sempre delicada. Sortudos aqueles que chegarem ao .Org e encontrarem o tacacá com Panc’s (Plantas Alimentícias Não Convencionais) amazônicas, sagu, jambu e tucupi ou o grão-de-bico indiano.

Continua após o anúncio

Hoje, aquela mesma Tati de 2010, que não se entendia entre as panelas, já tem mais de 200 pratos catalogados. E, com o restaurante ampliado, vai procurando dividir o conhecimento, organizando aulas para grupos de até 15 pessoas no segundo andar do .Org. “Na maioria, são clientes que comem carne e querem aprender um outro estilo”, diz ela, à frente também do programa Comida.org, exibido pelo canal de TV a cabo GNT.

.Org Bistrô – Avenida Olegário Maciel, 175, Loja G, Barra da Tijuca, tel. (21) 2493-1791, Rio de Janeiro, RJ; orgbistro.com.br

Por Ursula Alonso Manso

    Etiquetas
    Mostrar mais

    Prazeres da Mesa

    Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo