Peruana

CANTINA PERUANA

Informações
Cidade: Lisboa, Portugal
Endereço: Rua Nova da Trindade, 18
Site: joseavillez.pt
Telefone: +351 215 842 002

Por Roberto G. Fontana, de Lisboa

Fotos divulgação

Diego Muñoz e José Avillez (respectivamente, na foto à dir.) se uniram para agitar ainda mais a cena gastronômica de Lisboa. A dupla inaugurou a Cantina Peruana, onde o peixe é um dos principais sabores e o ambiente é descontraído

Continua após o anúncio

o chef português José Avillez continua inquieto e agitando a cena gastronômica portuguesa. Sua nova aposta é uma importação peruana. Ele acaba de se associar ao chef peruano Diego Muñoz e de inaugurar a Cantina Peruana. A casa está situada no primeiro andar do Bairro do Avillez, em Lisboa, em pleno Chiado. O amplo local conta, além da casa peruana, com taberna, mercearia e, um simpático páteo, para saborear os melhores mariscos e peixes.

A decoração da casa foi pensada pelos designers Ana Anahory e Felipa Almeida, com cores alusivas à cultura peruana e uma instalação com peças artísticas inspiradas no mar (da autoria de Cátia Pessoa, do Estúdio Caulino), que definem que o peixe é um dos principais sabores da casa. O ambiente é descontraído e, seguindo a nova tendência da mesa, um convite à partilha de pratos e ao convívio.

É obrigatória uma passagem pelo Pisco Bar, com drinques feitos à base da bebida, com muito frescor e frutas em suas combinações. O cardápio da casa se divide em seis mundos: Mundo Cru e Frio; Costa Peruana, Mundo Brasas; Ruas de Lima, Mundo Frituras; Cantina Peruana, Mundo Andino; Cultura Milenar, Mundo Wok, Peru China; e Mundo Doce: Costa, Serra e Selva. O Mundo Cru e Frio reflete a costa do Peru, e ali brilham os tiraditos e os ceviches. Já nas Brasas, estão representados os clássicos anticuchos, encontrados nas ruas de Lima. A parte cultural está presente em pratos com produtos que a Mãe Terra, no ritual do Pachamama, cria e preserva.

Por fim, no Mundo Doce estão sobremesas que resultam da tradição peruana e da confluência das culturas inca e espanhola. É o caso do sorvete de pisco sour ou do torrão de anona.

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.
Botão Voltar ao topo