DoçariaPortuguesa

Arte nata Empório

Informações
Cidade: São Paulo, SP
Endereço: Rua Frei Caneca, 1380
Site: facebook.com/emporioartenata
Telefone: (11) 3263-0803

Quando Maria Fernanda Silva veio de Leiria, em Portugal, para o Brasil, e passou a fazer pastéis de nata para complementar a renda, não imaginava que dali nasceria uma fábrica de doçaria portuguesa. A título de curiosidade, em épocas consideradas normais, ou seja, sem datas comemorativas, a produção por lá é de 1.500 pastéis de nata por dia, que até então eram destinados apenas a grandes casas paulistanas e a eventos. Porém, após quase 30 anos de existência, a fábrica agora ganha ponto próprio, o Arte Nata Empório. O espaço moderno tem fornadas de pastéis de nata saindo a todo instante para garantir que os docinhos estejam sempre frescos na vitrine.

Mas é possível encontrar outros clássicos como toucinho do céu, pudim de claras, bolo de mel, guardanapo de malveira, queijada portuguesa e fofo de belas, entre outros. Difícil escolher o favorito. Em comum, todos têm o nível de açúcar equilibrado, que permite abocanhar o doce inteiro sem sair com o peso de ter exagerado na sobremesa. Isso é fruto da escolha por ingredientes de qualidade e da adaptação ao paladar e aos ingredientes brasileiros. “Lá eles usam açúcar de beterraba, por exemplo. Precisamos ajustar a receita”, diz José Silva.

O tema café também é tido como prioritário. Ali, todas as funcionárias fizeram curso de barista para garantir a melhor extração e a casa oferece como opção o grão Peneira 19, do Café do Centro, da variedade catuaí-amarelo, de Araxá, no Cerrado mineiro. Também há uma sala reservada destinada a reuniões e quitutes salgados, como o pastel de bacalhau, feito com a mesma massa do de nata.

Continua após o anúncio

Isabel Raia

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Leia também

Fechar