AsiáticaDestaque PrincipalRestaurantes

Xian, um espaço no centro do Rio de Janeiro para desfrutar sem pressa

Com mais de 3.000 metros quadrados, explora a pluralidade da cozinha asiática, trazendo pratos de inspiração japonesa, chinesa, tailandesa e indiana

Xian_Ambiente 1_Crédito Tomás Rangel
Com vista para a deslumbrante Baía de Guanara, o Xian é um dos restaurante para ir com calma e desfrutar o cardápio I Foto Tomás Rangel/Divulgação

O Xian, que fica no topo do Shopping Bossa Mall, ao lado do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, inaugurou em setembro de 2018. Reserve tempo na agenda para a visita.

Apesar da localização, o restaurante do grupo Best Fork (leia-se, Laguiole, Giuseppe Grill, Giuseppe Mar e Nolita) oferece muito mais do que uma refeição rápida antes de embarcar. Com mais de 3.000 metros quadrados, explora a pluralidade da cozinha asiática. Traz pratos de inspiração japonesa, chinesa, tailandesa e indiana.

Se eu pudesse dar uma única dica sobre a melhor forma de desfrutar do ambiente e da gastronomia do Xian seria esta: chegue no fim da tarde. E escolha um lugar na área do restaurante em forma de anfiteatro, dividido em três níveis. Ali, cada mesa é um camarote para ver o pôr do sol. A paisagem é estonteante para a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor.

Continua após o anúncio

Enquanto decide a entrada, peça a carta de drinques, criada por Rod Werner, ex-Oro e Lasai. Além de coquetéis clássicos, há receitas autorais surpreendentes. Uma delas combina cachaça Engenho D’Ouro Carvalho, dedo-de-moça, furiake, tomatinho e manjubinha.

Pokee I Foto Alexander Landau/Divulgação
Menu

No menu, Daisuke Takao, que trabalhou com o chef Shin Koike, e Fernando Vaz, pupilo de Roland Villard no Le Pré Catelan, respondem, respectivamente, pelos pratos frios e quentes. São boas opções as ostras crocantes, empanadas na farinha Panko e servidas com maionese de wasabi e molho tonkatsu. Os dumplings de caranguejo com geleia de limão e de rabada, temperados com shoyu, gengibre, óleo de gergelim e sriracha. E o tataki de black angus em molho ponzu.

Entre os principais, duas pedidas certeiras são o camarão ao curry, com arroz de jasmim, e o poke, combinando cubos de salmão e atum. Encerre a degustação com o bolo de chocolate que leva o nome da casa. Ele é recheado de brigadeiro meio amargo e finalizado com creme inglês e um toque de cardamomo. Mas, antes de ir embora, não deixe de conhecer a cozinha envidraçada do Xian.

*Por Ursula Alonso Manso

Xian_Bolo Xian_Crédito Alexander Landau
Bolo de chocolate I Foto Alexander Landau/Divulgação
Xian

Avenida Almirante Silvio de Noronha, 365, cobertura, Centro, tel. (21) 2303-7080, Rio de Janeiro, RJ; xianrio.com.br

 

Etiquetas
Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados