Mosaico de frutas frescas

Frutas
2 laranjas descascadas e cortada em gomos
200 g de uvas rosadas, sem sementes
400 g de frutas vermelhas frescas (morangos, framboesas, amoras, etc)
Gelatina de vinho
150 ml de água
100 g de açúcar cristal
12 g de gelatina em pó branca, sem sabor
Suco de meio limão
500 ml de vinho branco

CALDA DE LARANJA
400 ml de suco de laranja, coado
30 ml de açúcar cristal
4 raminhos de hortelã
10 ml (2 colheres rasas de chá) de maisena

Continua após o anúncio

Frutas
1 Hidrate a gelatina em 60 ml de água por 2 ou 3 minutos. Dissolva a gelatina hidratada no microondas por 20 segundos (ou em banho-maria). 2 Numa panela, coloque o restante da água com o açúcar e mexa até dissolver o açúcar. Ferva por 5 minutos. Junte a gelatina dissolvida à calda de açúcar enquanto está quente e misture bem. 3 Junte o vinho e o suco de limão à panela. Com uma concha, despeje o suficiente de gelatina de vinho na fôrma para formar uma camada de 1 cm. Leve para gelar por 30 minutos até tomar consistência. Reserve o restante em temperatura ambiente. 4 Numa tigela, misture delicadamente as frutas com as mãos. 5 Coloque as frutas sobre a gelatina solidificada na fôrma. Com a concha, coloque a gelatina restante sobre as frutas. Cubra e leve para gelar por 6 horas, no mínimo.

Calda de laranja
1 Numa panela, coloque o suco de laranja com o açúcar e a hortelã e leve ao fogo até ferver. Cozinhe por 1 minuto. Descarte os ramos de hortelã.
Numa tigela pequena, misture a maisena com um pouquinho de suco de laranja e junte à panela, mexendo. Deixe a calda ferver novamente por 1 minuto e desligue. Retire a panela do fogo e deixe esfriar. 2 Desenforme o mosaico de frutas e sirva com a calda de laranja.

Rendimento: 4 porções
Menu: sobremesa
Cozinha: brasileira / regional

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo